quinta-feira, 2 de maio de 2019

Projeto Final: Diversidade 

Elaboramos um projeto final do componente Perspectivas Matemática e Computacionais em Artes, o tema do projeta foi Diversidade e cada grupo levou algo inovador. Meu grupo se reuniu para pesquisar algo que de alguma forma envolvesse o que o Professor passou durante todas as aulas e tivemos a ideia de levar fotografias tiradas por nós e por um amigo fotografo. Fizemos um varal de fotos de pés e mãos para mostrar a diversidade de uma forma simples e deixamos cada um analisar e fazer a sua interpretação. 




Vivemos em um país que é marcado pela diversidade, de cores, etnias e gêneros e essas fotografias foi bem importante para mim, pois trás força e coragem, além de mostrar diferentes tons de pele. "Somos diferentes por fora, mas naquilo que nos torna semelhante, somos iguais." e deixo a reflexão que devemos respeitar as diferenças e não porque está na constituição mas porque é um dever humano respeitar o outro.

sábado, 27 de abril de 2019

Musica e Matemática 

Nesta aula o professor me proporcionou uma experiencia incrível, fiquei bastante curiosa também, pois não sabia que podia juntar a matemática com a musica, na minha vida elas eram estudadas separadamente e essa experiencia foi incrível para mim porque elas estão constante no meu cotidiano. A pauta é a região onde escrevemos as notas musicais e essa região ela formada por linhas e espaços, cada linha e cada espaço são usados para representar uma nota musical diferente.




 É possível também criarmos mais linhas para alcançarmos outras oitavas. Embora existam outras notas musicais, nos utilizamos apenas 7 sílabas que se repetem para representar o som de todas as notas musicaisDó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.


Monocórdio e Idiofone 

Na aula o professor teve a ideia de refazemos um trabalho feito pela turma anterior, a atividade era elaborar um monocórdio e um idiofone, meu grupo ficou responsável pela reconstrução de um idiofone e foi bastante trabalhoso e satisfatório. O Idiofone é um instrumento musical em que o som é provocado por batidas. 







sexta-feira, 26 de abril de 2019

Poliedros de Plantão 

Platão fala que “Só. […] Examina então se aceitas que ela [a figura] é o seguinte: seja pois a figura, para nós, o único entre os seres que acontece sempre acompanhar a cor.” com essa reflexão o professor mandou a turma produzir em grupos os poliedros de Platão.  






Os poliedros são figuras definidas no espaço tridimensional, ou seja é possível obter comprimento, largura e profundidade (geralmente chamada de altura) de um sólido.


O tetraedro possui 4 faces triangulares, 4 vértices e 6 arestas.
O hexaedro ( o cubo) possui 6 faces quadrangulares, 8 vértices e 12 arestas.
O octaedro possui 8 faces triangulares, 6 vértices e 12 arestas.
O dodecaedro possui 12 faces pentagonais, 20 vértices e 30 arestas.
O icosaedro possui 20 faces triangulares, 12 vértices e 30 arestas.






 Platão, em seus estudos, relacionou cada poliedro a elementos da natureza

Tetraedro: fogo
Cubo (hexaedro): terra
Octaedro: ar
Icosaedro: água
Dodecaedro: cosmos 
Arte

Na aula de Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes o professor fez a seguinte pergunta  "O que é arte?" ele deu um tempo para que a turma pudesse pensar e buscar o que representava para nós, e minha conclusão foi que “A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história, cultura através de alguns objetos, belezas, equilíbrio e emoção” 





A arte ela ta em todos os lugares, nos livros, na rua e o maior exemplo é na matemática.