terça-feira, 28 de agosto de 2018

Boaventura de Souza Santos 


A Professora passou um texto para ler "Da universidade á pluri-versidade: Reflexões sobre o presente e o futuro do ensino superior" mandou a sala se dividir em equipes, deixando perguntas com base ao texto e ficamos com a seguinte pergunta  "Como pode uma ecologia de saberes incluir e institucionalizar os actores, até agora excluídos, tais como os intelectuais indígenas e afro-descendentes e os sábios dentro das universidades existentes? Ou será necessário criar como já acontece novas e paralelas universidades indígenas ou interculturais, sem transformar as que já existem?" procuramos no texto e achamos, ele diz que "novos desafios exigirão um pensamento alternativo sobre as próprias alternativas", "as universidades começam a utilizar a ecologia dos saberes","grupos historicamente excluídos estão a entrar, em números significativos, no sistema de ensino superior em países como Brasil, Índia e África do Sul.", "Muito em breve esta inclusão se revelará como uma nova e mais insidiosa forma de exclusão".

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